A história da coca-cola, o refrigerante mais famoso do mundo, começou antes mesmo de 1900. O mais incrível é que foi um farmacêutico que produziu a mistura pela primeira vez. Em uma panela de cobre e no quintal da sua residência, John Styth Pemberton encontrou uma das fórmulas mais cobiçadas do planeta.
O líquido, que foi misturado com água carbonada, foi colocado para a venda por apenas cinco centavos em uma farmácia de Atlanta, nos Estados Unidos. Mas foi o sócio de Pemberton que fez a sugestão do nome para a bebida e escreveu pela primeira vez com a famosa letra caligrafada, marca registrada da Coca-Cola até hoje.
Durante o primeiro ano de produção, apenas vinte e cinco galões de coca-cola foram vendidos. Para ter uma ideia, o criador gastou mais com propagandas do que propriamente com a venda do concentrado.
Mas você imagina de onde veio à associação da cor vermelha com a coca-cola? Ainda no princípio da produção, o líquido era envasado em barris vermelho e isso acabou “pegando”. Dessa forma, em 1893 a marca foi patenteada e em seguida iniciou-se o processo de engarrafamento da coca-cola. Esse foi o primeiro passo para que o produto começasse a ser distribuído e trilhasse um caminho de sucesso em todo o mundo.
Distribuição e slogan da Coca-cola
Com os direitos de distribuição obtidos por Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead, a Coca-Cola passou a ser encontrada em todos os Estados Unidos. Foi em 1916 que surgiu o recipiente grande e direcionado para toda a família. Com um design simples e prático, a coca conquistou os lares norte-americanos.
Desde a sua criação a coca-cola usa como slogan a frase “Deliciosa e Refrescante”, sempre utilizando uma publicidade que valoriza a alegria. Somente em 1927 a empresa começou a anunciar o produto por meio do rádio. Já em 1950, a coca-cola apareceu em uma transmissão de TV pela primeira vez por meio do patrocínio da Coca-Cola Company.
Ao longo dos anos inúmeras campanhas foram criadas pela coca-cola. Todas elas sempre enfatizando o bem-estar e ligando a bebida aos grandes prazeres da vida. Vamos relembrar algumas dessas campanhas?
- Emoção pra valer;
- Coca-Cola dá mais vida;
- Tudo vai melhor com Coca-Cola;
- Pausa que refresca;
- Abra um sorriso;
- Gostoso é Viver;
- Isto faz um bem;
- Coca-Cola é isso aí;
- Curta Coca-Cola;
- Sempre Coca-Cola;
- Essa é a Real.
Dessa forma, o sistema de franquias e a publicidade garantiram que a bebida ficasse conhecida e popularizada em todo o planeta.
Coca-Cola no Brasil
Apenas no ano de 1942 o Brasil ganhou a sua primeira fábrica do produto. Localizada no Rio de Janeiro, a fábrica foi o pontapé inicial para expansão da coca-cola no país. Anos depois o Rio Grande do Sul também ganhou uma fábrica da bebida que devia seguir um rígido acordo de exclusividade e de comercialização apenas no local da franquia.
Com grandes promoções, o produto passou a ser consumido com mais frequência pelos brasileiros. Nos dias atuais, existem mais de quinze fabricantes da Coca-cola em todo o Brasil, totalizando quase quarenta fábricas que são representadas pela Coca-Cola Indústrias Ltda. É por meio dela que os fabricantes recebem todo o suporte relativo à produção, promoções e ações de marketing.
Em todos esses anos muita coisa evoluiu, inclusive, o meio de transporte das garrafas. Hoje podemos encontrar coca-cola em mais de duzentos países e o consumo anual no Brasil é de mais de seis bilhões de litros do produto. A empresa conta com mais de cinco mil veículos e gera mais de vinte e cinco mil empregos diretamente. Para ter uma ideia da grandiosidade da marca, existem mais um milhão de posto de vendas da bebida em todo o planeta. Incrível, não é ?
Curiosidades sobre a coca-cola
Hoje o Brasil está na terceira posição mundial quando o assunto é a venda de coca-cola. Atualmente estamos atrás do México e dos Estados Unidos. Em termos percentuais, ela representa mais de 50% do comércio de refrigerantes no país. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre essa bebida tão famosa?
Em Atlanta é possível visitar o Museu da Coca-Cola, um espaço voltado para a preservação da história da marca. Um passeio realmente muito interessante.
A Coca patrocina os Jogos Olímpicos desde o ano de 1828.
No início da produção eram vendidas cerca de nove garrafas de coca-cola por dia. Hoje são mais de três mil produtos ofertados pela marca e milhões deles vendidos diariamente.
O primeiro engarrafamento da coca-cola aconteceu em uma pequena loja que vendia vidros ainda no ano de 1899.
Nessa época, apenas três indivíduos podiam fazer esse procedimento de engarrafamento.
A garrafa mais conhecida foi desenvolvida em um concurso para escolher o design mais interessante para a bebida.
Somente na década de 1950 sugiram outros locais em que eram realizados os engarrafamentos. Antes disso, a bebida era consumida em garrafas importadas.
Na década de 80 a coca-cola mudou o sabor e testou uma nova fórmula. Um verdadeiro fiasco, já que os consumidores exigiram a volta do antigo e tradicional sabor da bebida.
Portugal e Espanha são dois países importantes quando o assunto é o consumo de coca-cola. Em um ano a média de consumo por pessoa é de mais de 250 garrafas do refrigerante.
No ano de 2010, a Coca-Cola Brasil iniciou a utilização da PlantBottle, uma garrafa PET feita de material de uso vegetal. Essa foi uma experiência pioneira em toda a América do Sul e proporcionou uma opção no uso de materiais derivados do petróleo. A mudança torna a produção de garrafas menos poluente. Uma boa iniciativa para esses novos tempos em que é muito importante aliar uma marca à sustentabilidade.
Anos após ano a coca-cola vem ampliando a sua oferta de produtos. No Brasil, a empresa atua no seguimento de água, refrigerante, chá, suco, água de coco e até mesmo bebidas esportivas. Além disso, são oferecidas diversas opções que não contém açúcar ou apresentam uma redução de calorias. As últimas compras da Coca-Cola no Brasil foram as marcas Ades e Verdes Campos.
Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!
Deixe um comentário