A História da Amazon tem mais de 20 anos. E, no momento em que a empresa celebra seu 20º aniversário no mercado de ações, a Amazon revolucionou as vendas à distância e agora vale 450 bilhões nos mercados financeiros. A empresa está no mercado de ações e sua ascensão é espetacular.
História da Amazon
A Amazon foi fundada em 1994 e a empresa está sediada em Seattle. Só para constar, Jeff Bezos queria que sua empresa começasse com a letra A para aparecer primeiro em ordem alfabética. Ele parou na Amazon referindo-se ao rio da América do Sul representando um lugar “exótico e diferente”. Uma ambição: revolucionar o comércio e transformar o e-commerce da fantasia em realidade.
Esmagando a concorrência
A Amazon optou por ter várias fontes concorrentes em vez de uma única estratégia de afiliada, o que permite que a empresa obtenha preços mais apertados e volumes mais altos. A “maior livraria do mundo” abriu o capital em 1997, apenas dois anos após a data de lançamento.
Nos primeiros cinco anos, a empresa americana estava perdendo dinheiro com cada produto vendido devido a despesas significativas para se expandir. A Amazon teve seus primeiros lucros quando a bolha da internet estourou no primeiro trimestre de 2001, seis anos após sua data de lançamento. A receita da Amazon é estimada em mais de US $ 1 bilhão na época.
Kindle e Drones
Além de revolucionar o comércio online, a Amazon também atraiu a ira de seus concorrentes físicos. A Barnes & Nobles, por exemplo, já havia entrado com processos judiciais contra a Amazon, esta última alegando ser a “maior livreira do mundo”, longe de ser do gosto do maior livreiro físico visto que a Amazon é apenas um “revendedor de livros” e não um livreiro. Os livreiros conseguiram cancelar a entrega gratuita de livros (a Amazon agora oferece por 0,01 centavos).
Em 2007, a Amazon lançou seu próprio leitor de livros digitais, o Kindle, um pilar do mercado de e-books.
Como as condições e os custos de entrega são um dos maiores desafios da Amazon, ela apresentou pela primeira vez em 2013 seu projeto “Prime Air”, um sistema de entrega de drones. Diante de obstáculos legais, o projeto de Jeff Bezos pode levar algum tempo para se concretizar.
Quando a Amazon foi criada?
A Amazon entrou em Wall Street em 15 de maio de 1997. Se você tivesse investido $ 100, teria ganhado $ 64.000 hoje. O ganho foi em média de quase 40% ao ano.
Originalmente, a Amazon vendia livros. Hoje, a empresa vende de tudo: fraldas, brinquedos, hi-fi e até móveis. O segredo da Amazon é que a empresa aceita não ganhar dinheiro. Se você vende aspiradores de pó, leva apenas 2% de margem. A Amazon abre mão de sua margem de 2% mais barata, o que acabará com a concorrência. Jeff Bezos chegou a teorizar essa abordagem “Sua margem é minha oportunidade”, uma estratégia formidável.
E é assim que sua venda cresceu em 20 anos de 15 milhões para quase 150 bilhões. No mercado de ações, a Amazon vale mais do que os gigantes globais do varejo. Ele agora vale 450 bilhões ou o dobro do WalMArt (nº 1 do mundo, o Carrefour americano).
E ainda não acabou, a Amazon também quer revolucionar a distribuição com a entrega de drones com controle de voz. Bastaria dizer: “Estou com fome, vou fazer um cachorro-quente para mim” para que a Amazon entregue um cachorro-quente para você por drone.
Como tudo começou…
Assim como a Apple, a Amazon estreia em uma garagem na costa oeste dos Estados Unidos, inicialmente com o nome de “Cadabra”. Com sede nos subúrbios de Seattle, a empresa vendeu seu primeiro livro online para um engenheiro de computação em 1995. Aos poucos, o grupo foi sacudindo os hábitos de consumo, oferecendo aos usuários da Internet uma gama de produtos e serviços muito mais ampla do que os corredores. de um supermercado. E tornando mais fácil para eles encontrar os preços mais baixos.
Vários economistas também falam do “efeito Amazônia” para justificar em parte a baixa inflação nos Estados Unidos. Jeff Bezos tenta a sorte no mercado de ações ao listar seu grupo na Nasdaq em 1997, a um preço de US $ 18 por ação. A Amazon há muito tem perdido dinheiro, seu chefe preferindo investir pesadamente em novos depósitos ou serviços, apesar das críticas de analistas financeiros e investidores especulativos exigindo lucros mais rápidos.
Cada centavo que ele ganhou, colocou de volta no negócio. Ele continuou focado em seu objetivo, que inicialmente era dominar a maior parte do comércio. A execução de sua estratégia foi extraordinária. A aposta deu certo: o grupo gerou um lucro líquido de US $ 2,5 bilhões apenas no segundo trimestre de 2018.
A Amazon também tem mais de 100 milhões de assinantes em todo o mundo para seu serviço Prime, que oferece remessa gratuita, vídeo online, descontos especiais e uma série de pequenos serviços por uma pequena taxa. Essa oferta se tornou um elemento-chave do modelo econômico da Amazon, pois ajuda a reter clientes.
Quem é o dono da Amazon?
Jeffrey Preston Jorgensen nasceu em 12 de janeiro de 1964 em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos. Abandonado ao nascer por seu pai, ele foi criado por sua mãe. Posteriormente, o menino foi adotado por seu padrasto, Miguel Bezos, um imigrante cubano residente nos Estados Unidos, e recebeu o nome deste último. Um aluno brilhante, ele ingressou na Universidade de Princeton, onde se formou em ciência da computação.
Jeff Bezos iniciou sua carreira em uma start-up especializada em finanças e telecomunicações. Ele foi então recrutado pelo Bankers Trust em Nova York e se tornou vice-presidente em 1990. De 1990 a 1994, ele foi analista financeiro de um fundo de investimento americano, DE Shaw & Co.
Em 1994, diante do crescimento do comércio online, Jeff Bezos decidiu criar sua livraria online, a Amazon, e se mudou para Seattle . Em 1995, ele lançou o site Amazon.com. Com o passar dos anos, diversifica a oferta e amplia seus produtos para a música e o cinema, depois para todos os tipos de produtos. A empresa se torna uma das líderes de comércio online do mundo. Em 2015, seu faturamento ultrapassou 100 bilhões de dólares.
Ao mesmo tempo, Jeff Bezos está investindo em várias start-ups por meio de sua holding Bezos Expeditions. Em novembro de 2017, ele se tornou o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em mais de US $ 100 bilhões.
Particularmente, é casado com Mackenzie Tuttle desde 1993. O casal tem quatro filhos; três filhos e uma filha, adotados na China. Em 9 de janeiro de 2019, o casal anunciou o divórcio nas redes sociais. Em 5 de julho de 2019, o divórcio foi pronunciado.
Deixe um comentário