Quer saber tudo sobre a história da Tramontina e 10 curiosidades sobre essa marca tão famosa? Então, continue a leitura! Neste artigo, separamos para você as melhores informações!
Quem é que não tem, dentro de casa, pelo menos uma produto Tramontina? Essa marca ganhou muita fama em razão de toda a sua qualidade! Desde eletrodomésticos até utensílios de cozinha, a marca fabrica tudo aquilo que pode oferecer facilidade e praticidade para a dia-a-dia das pessoas!
Tudo sobre a História da Tramontina
A Tramontina é uma é uma marca que já está completando os seus 100 anos e lhe oferece inúmeros produtos bem diversificado, como móveis de madeira e plástico para você deixar seu jardim lindo e até cubas de inox, cooktops e aspiradores de pó. Apenas no Brasil, a marca conta com 10 fábricas, elas são responsáveis por cerca de 17 mil produtos fabricados e que provavelmente você pode encontrá-los em residências de até 118 países, onde a marca exporta.
O primeiro local onde começou produção foi no interior do Rio Grande do Sul, no ano de 1911 por Valentin Tramontina. E atualmente a marca comercializa até 250 mil facas, 80 mil panelas que são antiaderentes 20 mil panelas de inox e vários outros diariamente.Sem contar que quase não existem empresas que fabricam talheres no País, a Tramontina é uma delas. Além do mais, a marca só importa a matéria prima, a produção do produto é feita no Brasil.
Segundo o diretor-executivo do Sindicato de todas as Indústrias Metalúrgicas, a Tramontina é considerada uma das maiores empresas localizada em Caxias do Sul. Ele também afirma que a empresa integra um bem-posto grupo de companhias em cada região conhecidas internacionalmente como a que fabrica ônibus Marcopolo ou então a produtora de acessórios agrícolas Randon.
A história desta marca se início em 1911, a partir de Valentin Tramontina quando o mesmo chegou no local onde agora é chamado de Carlos Barbosa, para assim montar o seu próprio negócio que a princípio seria uma cutelaria que comercializada canivetes.
Valentin era descendente de italiano e só nasceu em Santa Bárbara. Então ele acabou criando um oficina bem pequena em um terreno onde era alugado. Depois de passar pelo quartel obrigatoriamente, ele retomou as suas atividades porém em um galpão bem maior. Isso aconteceu um tempo depois de Valentin Se casa e com Elisa de Cecco.
No ano de 1949, a família Tramontina passou a dividir todo o poder com a companhia com Ruy Scomazzon. Então, a partir de 1992, quem o vice-presidente do conselho era Eduardo Scomazzon, filho de Ruy.
Qual é a história do dono da Tramontina?
Para ter uma ideia, essa empresa está presente em cerca de 130 países, porém existem inúmeros boatos de como surgiu e como se tornou tão famosa. Quem fundou a empresa se chamava Valentin Tramontina, e várias pessoas já falaram que ele foi expulso por não saber escrever e muito menos ler e segundo vários outros boatos ele já foi até porteiro de um prostíbulo que se localizava na cidade onde ele morava na época.
Valentin tinha descendência italiana e seus pais eram imigrantes. Em só deu início a sua empresa em 1911, na cidade de Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul e não fazia ideia que hoje em dia a marca se tornaria uma das maiores de ferramentas e utensílios em todo o Brasil.
Porém, não existe qualquer registro que prove que Valentin já tinha sido porteiro ou então anafabeto, como foi citado anteriormente.
Investimento
A história explica que ele deu início em suas atividades após investir seu pouco dinheiro em uma pequena oficina que a princípio era especializada em canivetes. E até o ano de 1930, a produção do seu negócio contava apenas com a fabricação e consertos de canivetes e facas.
Já no ano de 1932, a marca Tramontina começou contar com os primeiros colaboradores, que moravam nas coisa onde atuavam na agricultura e então passaram a produzir canivetes e facas em seus porões. Valentin tramontina faleceu apenas com 46 anos, no ano de 1939. A partir daí quem passou a cuidar de seus negócios foi a sua esposa, Elisa de Cecco.
A partir do ano de 1949, os Tramontinas passaram a dividir o poder com a empresa com Ruy Scomazzon, que iniciou a produção manufatureira. E a seguir, o sucesso só aumentou.
Anos 50
Já nos anos 50 a empresa já contava com mais de 35 empregados, sem contar os representantes de todas as regiões do Estado. O que mais auxiliava para o faturamento da empresa era a produção de canivetes, porém quando o tempo foi passando as questões de inovação e tecnologia deu lugar para martelos, laminadores e várias máquinas que auxiliava a produção em massa.
Quando chegou na década de 60 e 70 o grupo já estava ainda maior, com vários outros funcionários e também com inauguração de sedes da empresa localizada nas cidades de Bahia, Farroupilha e Garibaldi. No finalzinho de 1960, a empresa já havia contratado cerca de 600 colaboradores, hoje em dia são mais de 8000 colaboradores.
Completando mais de 100 anos de toda essa história, a empresa atualmente é comandada por Clóvis Tramontina e teve colaboradores no Brasil inteiro. Contendo 10 fábricas apenas no Brasil e cerca de 11 unidades em outros países, é produzido cerca de 18 mil produtos para vários segmentos e mantendo vivo todo o trabalho do seu fundador.
Valentin Tramontina e curiosidades
Valentin Tramontina era um colono que fazia artesanatos, em Santa Bárbara, localizada no interior de Bento Gonçalves. Seus pais eram italianos e imigrantes da aldeia de Poffabro, município localizado em Frisanco, próximo a região do Friuli-venezia Giulia, bem no Nordeste da Itália.
Apenas no ano de 1911 que ele se mudou para a região serrana de Rio Grande Do Sul, Carlos Barbosa, isso porque na ferrovia significava que ele iria conseguir se expandir ainda mais. Lá ele alugou uma pequena Oficina em um terreno para produzir seus produtos, como canivetes, facas e ferradura.
Depois de passar pelo quartel, ele se mudou para um galpão bem maior onde aumentou sua produção e vendas.
Canivete Santa Bárbara
No ano de 1930, Valentin produziu o canivete “Santa Bárbara” é desde então o este produto foi fabricado em uma grande quantidade na época. Porém, assim como Qualquer negócio a ferraria enfrentou algumas dificuldades nos anos seguintes, isso porque Valentin faleceu no ano de 1939, ele comandou a empresa por cerca de 28 anos. Depois disso quem assumiu o cargo é cuidou da ferraria foi sua esposa.
Valentin Tramontina nasceu no dia 17 de Julho de 1892 em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e faleceu no ano de 1939. Sua nacionalidade é Brasileira apesar dos pais serem italianos. Ele se casou com Elisa de Cecco no ano de 1920 e teve três filhos. Ele foi o fundador da empresa Tramontina, que atualmente faz um enorme sucesso no mundo todo.
Considerações finais
Existem inúmeros produtos que nos auxiliam diariamente e que fazem parte de nossa história por muito tempo. A tramontina é uma dessas marcas que são lembradas por todos, porque, de fato, está presente em nossas casas e cotidiano.
Tudo aquilo que pode facilitar e favorecer as atividades que temos que desempenhar todos os dias, é, com certeza, um aparato memorável. Desde panelas até os melhores eletrodomésticos, a Tramontina é referência de qualidade e beneficia a todos aqueles que fazem uso de seus utensílios.
Se você gostou das informações, compartilhe conosco a sua opinião!
Deixe um comentário